Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Relógio inteligente em braile

Relógio inteligente em braille permite que cegos leiam mensagens no pulso

Uma fabricante de eletrônicos sul-coreana promete tornar a vida de deficientes visuais mais prática com um novo modelo de relógio inteligente específico para as suas necessidades. Batizado de The Dot, o acessório utiliza imãs e um conjunto de pinos para criar caracteres em braille na sua tela , permitindo a leitura de mensagens e o uso de apps pareados com o celular.
Em entrevista ao site Tech in Asia, o diretor-executivo e cofundador da companhia Dot, Eric Ju Yoon Kim, diz esperar que o acessório liberte as pessoas cegas para que interajam com os seus dispositivos em seus próprios termos.
ADVERTISEMENT

 Até agora, se você recebesse uma mensagem da sua namorada no seu iPhone, por exemplo, você tinha que escutar a assistente Siri lê-la naquela voz, que é impessoal — explicou ele. — Você não preferia ler a mensagem para si mesmo e escutar a voz da sua namorada na sua cabeça?
 
 
 
 
Apesar desse tipo de tecnologia não ser exatamente novidade, a sua implementação em um dispositivo móvel é. Além disso, Kim diz que pretende vender o dispositivo por menos de US$ 300 — um valor muito mais em conta do que os computadores que utilizam a chamada "tecnologia braille ativo" e que custam cerca de US$ 3 mil.
Noventa porcento das pessoas cegas se tornam assim após o seu nascimento, e não há nada para elas agora. Elas perdem o acesso a informação de repente. Dot pode ser o seu guia, para que eles aprendam braille e acessem informações diárias pelos seus dedos — afirma Kim.
O executivo prevê o lançamento do dispositivo nos EUA para dezembro deste ano. Inicialmente, serão produzidos apenas cerca de 10 mil relógios. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem cerca de 285 milhões de pessoas com problemas de visão no mundo, das quais cerca de 39 milhões são completamente cegas.


Agora, os deficientes visuais vão ter mais capacidades. o que você acha dessa inovação? Deixe seu comentário.
E lembre-se, essa semana as postagens serão sobre tecnologias que podem mudar a vida de deficientes, acompanhe!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário