Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Animais e a Tecnologia: leitor de mente

Maquina capaz de ler a mente de cachorros

O que será que se passa na cabeça dos animais? Seria incrível se pudéssemos ler a mente deles não é? Mas na verdade essa pode ser uma realidade muito próxima.
 Um time de inventores suecos criou um dispositivo que promete traduzir o que se passa na cabeça de um cão.

Cachorro com o dispositivo No More WoofUm par de fones de ouvido, dois eletrodos e um microfone. Essa é fórmula do projeto "No More Woof"("Chega de Latido", em português), desenvolvido há um ano por inventores suecos da Sociedade Nórdica para a Invenção e Descobertas (NSID), para revelar os pensamentos dos cães. Por 65 dólares é possível comprar uma versão simplificada do dispositivo, que promete identificar cansaço, fome e curiosidade. Ao desembolsar 300 dólares, o comprador recebe um produto que seria capaz de distinguir quatro ou mais pensamentos.
Funciona assim: Os eletrodos do dispositivo fazem um eletroencefalograma em tempo real do cachorro, e identificam padrões. Os padrões elétricos são então transmitidos aos fones, conectados a um software de interface cérebro-máquina e traduzidos em voz alta por um microfone. Dessa forma, quando menos se espera, o cão avisa: "Estou cansado" ou "Quero brincar".
"Tínhamos um sensor de eletroencefalograma no escritório - aqui na Suécia eles podem ser encontrados em qualquer loja de brinquedos, pois são usados para interagir com videogames - e o colocamos na cabeça de um cachorro que estava brincando por ali. Vimos que ele emitia sinais e tivemos a ideia", explica Per Cromwell, responsável pela criação do produto.
A cognição canina é um assunto ao qual muitos pesquisadores têm se dedicado. Em uma pesquisa no periódico Behavioural Processes, o neurocientista Gregory Berns, da Universidade Emory, nos Estados Unidos, descobriu, com a ajuda da ressonância magnética, que os cães têm a habilidade de experimentar emoções positivas, como amor e apego. Berns e os inventores nórdicos se dedicam a responder a mesma questão: "Em que meu cachorro está pensando?". O que varia - e muito - é o rigor metodológico empregado.

E aí, gostou? Seria muito legal saber o que seu cachorro está pensando, não é?
Deixe seu comentário que respondemos em até 24 horas!

E se você gosta de animais não esqueça de entrar no blog Animals World  tenho certeza que você vai amar!
Essa semana estamos faremos postagens sobre os animais e a tecnologia, acompanhe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário