Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Animais e a Tecnologia: robôs

Animais robôs

Essa semana traremos uma novidade para nossos leitores que tenho certeza que vocês vão adorar, principalmente os que gostam de animais. Pois essa semana o tema das postagens será: Animais e a Tecnologia. muito legal, não é? Mas não para por aí, o blog Universo Tecnológico fez uma parceria com o blog Animals World. mas vamos logo ao assunto.
 
Você sabia que existem animais robôs, ou melhor, robôs inspirados em animais? pois é.
Correr quase três vezes mais rápido do que o jamaicano Usain Bolt, o homem mais veloz da história. Camuflar-se perfeitamente em uma selva. Carregar 180 quilos nas costas sem incômodo.
Parecem poderes de seres de ficção científica, não é?
Mas atenção: esses poderes são bem reais. Na última década, a imitação da natureza atingiu níveis surpreendentes em robôs nas versões mecânicas de guepardos, cachorros e pássaros que em breve estarão em nosso dia a dia.
 
Entre os robôs-animais há duas estrelas: o BigDog (em inglês, grande cão) e o Wild Cat (na tradução, gato selvagem).
O BigDog é um robô que imita a movimentação de um cachorro. Foi desenvolvido como um robô especializado no deslocamento em terrenos acidentados ou bastante acidentados, sendo capaz de caminhar sobre a neve, terrenos úmidos, escorregadios e declives. Sua função básica é a de transporte de suprimentos, mas ele também é capaz de correr pequenas distâncias. (Assista ao vídeo abaixo)

Já o Cheetah, mais conhecido como WildCat, como já deve sugerir, é um robô especializado em velocidade – sim, ele é capaz de correr! O projeto inicial, desenvolvido pelo MIT, data de 1989 e tinha recorde de velocidade de 13,1 mph (algo como 21 km/h). Hoje, em seu projeto mais atual, o WildCat chega a incríveis a 29 mph (algo em torno de 46 km/h). (assista ao vídeo feito em um laboratório de pesquisa)


 Ambos foram desenvolvidos no Boston Dynamics, o principal laboratório de robôs do mundo, financiado pelo governo americano. Apresentado pela primeira vez em 2005, o BigDog imita a estrutura muscular de um cachorro -- assemelha-se a um buldogue. Demonstrada há um ano, sua mais recente versão, o AlphaDog, tem 1 metro de altura, suporta 180 quilos e caminha a 7 quilômetros por hora. O Cheetah, exibido em 2011, é um robô que emula o movimento de um guepardo. Em um teste feito em uma esteira, o animal mecânico atingiu 45 quilômetros por hora (vídeo acima) -- recorde entre robôs. "Quando criamos, só temos um universo como inspiração, o da natureza. Sua excelência serve de base para qualquer invento", disse a VEJA o engenheiro sul-coreano Sangbae Kim, chefe do laboratório de biomimetismo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e colaborador do Boston Dynamics. "Durante milênios se batalhou para imitar o que a natureza apresenta de melhor com a ambição de suprir a necessidade humana de alcançar velocidade e força cada vez mais magníficas." Os novos passos da ciência levam a tecnologia a ultrapassar o estágio da emulação e superar os limites biológicos -- máquinas correm e voam, mas não se cansam nem adoecem ou morrem.

Incrível, não é?
Se você gosta de animais visite o blog Animals World, tenho certeza que você vai amar! Link: www.zapanimals.blogspot.com.br
 
E não esqueça, essa semana faremos postagens sobre tecnologias e animais, acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário